quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Especial Halloween - Livros de Suspense que Viraram Filmes/Séries

Oi Genteeeeee!!!!

Temos mais dicas bem legais no nosso ESPECIAL DE TERROR!

O tema de hoje é sobre Livros de Suspense que Viraram Filmes/Séries...



Confiram as sinopses (colocamos à esquerda a capa do livro e à direita o pôster do filme para vocês compararem):

Livro 1 - Stephen King - Carrie, A Estranha


Carrie, A Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.
Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.

P.S: A obra já teve três adaptações cinematográficas. A primeira em 1976 pelo diretor Brian de Palma, a segunda em 2002 como uma produção televisiva e a mais recente em 2013 dirigida por Kimberly Peirce, que conta com Chloë Grace Moretz como Carrie White, e Julianne Moore como sua mãe, Margaret White.

Livro 2 - Bram Stoker - Drácula

Drácula é uma história de vampiros e lobisomens, de criaturas que estando mortas permanecem vivas. É também uma história de pessoas corajosas que se lançam à destruição de uma insólita e maléfica ameaça. Como quer que seja, permanece intacta nestas páginas a mesma emoção de milhões de leitores e espectadores que penetraram na história que se inicia num castelo desolado nas sombrias florestas da Transilvânia. Lá, um jovem inglês é mantido em cativeiro, à espera de um destino terrível. Longe dele, sua noiva bela e jovem é atacada por uma doença misteriosa que parece extrair o sangue de suas veias. Por trás de tudo, a força sinistra que ameaça suas vidas: Conde Drácula, o vampiro vindo do fundo dos séculos.

P.S: O romance foi adaptado muitas vezes, especialmente para o cinema e teatro e o vampiro foi usado em muitas histórias e paródias independentes do romance original, sendo usado até hoje por diversos autores em diversas mídias, sendo tema recorrente na cinematografia mundial. Muitas dessas adaptações têm muito pouco, ou nada, a ver com a história original do livro de Bram Stoker. Ainda assim muitos produtores ao longo dos anos se propuseram a fazer adaptações baseadas na obra original. Em 1992, houve a última tentativa (pelo menos, a última que teve grande destaque internacional) de se fazer um filme de Drácula fiel ao livro original: Drácula de Bram Stoker. Ao ser lançado este filme, o diretor Francis Ford Coppola alegava que era o primeiro filme realmente fiel ao livro de Stoker. Porém, não escapou de críticas dos fãs mais "ortodoxos" da história original: o diretor Francis Ford Coppola criou no filme (na verdade, não apenas criou mas colocou como foco central do filme) uma história de amor entre Drácula e a personagem Mina Harker, história de amor esta que não ocorre na história original de Bram Stoker.

Livro 3 - Robert Bloch - Psicose

Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas. Em Psicose, sem edição no Brasil há 50 anos, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, assim com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop.

P.S: O filme estreou em 1960, dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por Anthony Perkins, Vera Miles, John Gavin e Janet Leigh. O Rotten Tomatoes (site estadunidense especializado em resumos, informações e novidades sobre filmes, séries, curtas-metragens e videos musicais) publicou um consenso: “Infame por sua cena do chuveiro, mas imortal por sua contribuição para o gênero horror. Porque Psicose foi filmado com tato, graça e arte, Hitchcock não apenas criou horror moderno, ele o validou”. Tem 94% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.

Livro 4 - Anne Rice - Entrevista com o vampiro

Este romance começa com um jovem repórter entrevistando Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro por Lestat. Louis conta sua história aos ouvidos atentos do repórter, revelando segredos do mundo dos vampiros.

P.S: Estrelando Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas, Christian Slater e Kirsten Dunst, o filme foi lançado em Novembro de 1994, dirigido por Neil Jorda, recebendo criticas positivas e indicação ao Oscar para os premios de melhor direção e de melhor trilha sonora. Kirsten Dunst foi ainda indicada ao Golden Globe por melhor atriz coadjuvante.

Livro 5 - Ira Levin - O Bebê de Rosemary

A adaptação do romance bestseller de Ira Levin conta a história de um adorável casal novaiorquino que espera seu primeiro filho. Como a maioria das mulheres que são mães pela primeira vez, Rosemary (Mia Farrow) está confusa e receosa. Seu marido (John Cassavetes), um ambicioso mas malsucedido ator, faz um pacto com o demônio pela promessa de vencer na carreira.

P.S: O filme foi lançado em 1968, dirigido por Roman Polanski. É considerado um clássico dos filmes de terror da década de 1960. Teve uma sequencia feita para a televisão em 1976 chamada Look What's Happened to Rosemary's Baby (no Brasil: Veja o que Aconteceu ao Bebê) também com Ruth Gordon e Ray Milland.

O que acharam? Já leram ou assistiram algum desses citados? Contem para a gente nos comentários.

E não deixem de participar da nossa gincana Facebook.


Fontes: Goodreads; Wikipedia.

Beijos QML
Escrito/Postado por: Jess, Cami

Nenhum comentário:

Postar um comentário